20 novembro 2010

O Rio de Janeiro continua lindo... e muita gente nem sabe disso!!!


Óa, não sou carioca, mas acho que amo o Rio de Janeiro com uma intensidade que nem eu sei como explicar...
Estou indo pra lá semana que vem com uma missão que, para mim, vai ser moleza: fazer com que minha namorada goste da cidade, porque eu estou querendo ir morar lá... hehehehehe.
Não quero ser pretencioso, mas conheço algumas cidades do mundo, as mais famosas, pelo menos, e não consigo ver alguma mais bela e interessante que o Rio de Janeiro... e não é o Rio de Janeiro que a gente vê na televisão, muito menos nos jornais e nas páginas policiais.
Tem gente que pensa que o Rio é só a orla... do Leme ao Pontal, como cantava o saudoso Tim Maia... pessoal, o Rio é muito mais, é nossa história, é arte, é gente, é cultura, é natureza, é urbanismo, é deslumbramento, e tudo num lugar só...
Andar no centro do Rio é uma viagem... desde o Porto do Rio, lá no cais Mauá, até o início da ponte, perto do Cajú... parece feio, mas se você prestar atenção nos edifícios, na arquitetura do lugar, você vai se impressionar. A praça Mauá... linda demais e guarda mais histórias que a nossa própria história escrita...
Lembra da Igreja da Candelária, aquela das chacinas das crianças, pois é, agora lembrou, né? Mas se você conhece o prédio tenho certeza que se lembrará da arquitetura, do coreto da igreja, de como ela se destaca no começo da Presidente Vargas... o lugar é simplesmente lindo, mas só lembramos das tragédias...
Quem já caminhou a pé no centro do Rio sabe do que eu estou falando... pra mim lá é uma mistura de Nova York com Barcelona, veja se não é...
A Cinelândia é linda... e imaginar que lá já esteve o prédio do Senado, que foi considerado uma das edificações mais belas do mundo, e que foi derrubado, mas o que ainda está lá ainda é lindo: O TEATRO MUNICIPAL, O ANTIGO PRÉDIO DO STF, A NOSSA BIBLIOTECA NACIONAL, OS PRÉDIOS DOS ANTIGOS CINEMAS, O MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, O AMARELINHO...
Desses lugares que eu citei queria fazer um aparte em dois: A BIBLIOTECA NACIONAL E O MUSEU DE BELAS ARTES.
Eu conheço algumas bibliotecas por aí afora, talvez pelo meu gosto no desconhecido, já fui à de Coimbra, de Lisboa, Paris, Nova York, à de Buenos Aires e de Montevideo, à nossa aqui em Brasília, de Dublin, na de Belfast, na Irlanda do Norte, mas nenhuma, nenhuma mesmo, é tão linda quanto a nossa no Rio de Janeiro, primeiro o edifício é lindo, segundo, a biblioteca funciona de fato, é muito mais acessível que essas outras que citei e ela é nossa, além de tudo o acervo é gigantesco! Vale a pena conhecer, se você não conhece.
O outro é o MUSEU DE BELAS ARTES DO RIO, o lugar é espetacular... bem menor que alguns outros que eu conheço, como o Prado (Madri, Espanha), D´orsey (Paris, França), MOMA (Nova York, EUA), Metropolitan Museum (Nova York, EUA), Guggenheim (Nova York, EUA), mas ele não deixa a desejar pra nenhum desses, ele é tão completo quanto e tem obras tão importantes quanto e é tão organizado quanto todos eles (claro que eu citei museus de diversos tipos acima, mas quis demonstrar como ele não deixa nada a dever a nenhum outro do mundo)... é outro passei que acho que vale a pena ir, além de tudo tem várias obras do tempo do império, que são bem interessantes e cujo conteúdo você consegue correlacionar com os dos franceses e portugueses. E olhe que eu nem conheço os de Petrópolis-RJ e Teresópolis-RJ, que dizem ser show de bola!
E o Edifício Capanema, com os jardins de Burle Marx, já subiu lá? Se não, suba, urgente! De lá mesmo você vê o prédio da ANCINE, lindo em estilo Neoclássico (me perdoem se eu estiver errado, só admiro as artes, mas não entendo muito bem), na frente, a Academia Brasileira de Letras, e um sem fim de edifícios lindos, antigos, todos como que querendo contar suas histórias a quem se permite admirá-los.
E a Catedral do Rio, e o Banco Central, o prédio do Jockey Club (vão almoçar lá um dia), e o Prédio da Receita Federal, o Convento de Santo Antônio, o Largo da Carioca, a Sede da PETROBRAS e tantos outros edifícios históricos daquela região do Rio? Se não conhecem esses, vão conhecer, nossa história está lá e eu garanto que ninguém vai levar um tiro do morro, salvo se for um azarado mesmo...
E a zona boêmia, as discretas "casas de acompanhante" que ficam abertas 24 horas por dia, os bares históricos, que viram as revoluções e evoluções de nosso país, que foram apedrejados e destruídos, tudo ali respira história!
Bem, essa é a faceta de um Rio que muita gente não conhece porque ou conhece o que passa na TV, que é violência e morte, ou a zona sul com suas praias, terminam apenas margeando o centro do Rio quando desembarcam no Santos Dumont ou no Galeão...
O Rio é mais que as praias, não que eu não adore as praias, EU ADORO! E talvez seja por isso mesmo que eu amo o Rio... a cidade congrega história, arquitetura, arte, cultura, praia, um estilo de vida "low profile", beleza, o urbano em harmonia com a natureza, teatros, excelentes restaurantes, barzinhos, tudo lá é lindo, até ficar em um engarrafamento (o que não é raro, na verdade é certo como 2+2=4) é mais agradável quando você tem a paisagem de lá a sua disposição.
Mas não sejamos tolos em pensar que não tem violência, né? Como em qualquer cidade grande do MUNDO você tem que estar esperto, atento aos acontecimentos ao seu redor, porque senão vai ser vítima mesmo de violência! Mas com os devidos cuidados, andando tranqüilo, creio que nada lhe acontecerá, como nada me aconteceu nas milhões de vezes que já fui lá e nas dezenas de vezes que já andei a pé no centro do Rio... e olhe que eu devia estar com a maior cara de turista, todo com a cara abobalhada, olhando pro alto e apreciando a beleza dos edifícios do centro do Rio de Janeiro...
Bem, acho que hoje o foco é o centro do Rio, se eu fosse falar de tudo o que gosto por lá ia perturbar demais vocês... ainda deveria falar da Zona Sul, da Lagoa, da Tijuca, da Vista Chinesa, da Lapa, do Alto da Boa Vista, da subida na Pedra Bonita, da prainha, da Barra, de Santa Teresa, das Laranjeiras... ia ser lugar demais... aos poucos vou falando.
Beijo pra quem é de beijo e abraço pra quem é de abraço... vou comer lasanha com uns amigos e tomar um vinhozinho tudo aqui em casa, um dos meus programas favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário